[…] Nossa Filosofia Espiritualista, filha das Forças Superiores, sua joia predileta, que a nós foi confiada para sua divulgação na Terra, deve ser divulgada, deve ser explanada, deve ser respeitada e obedecida por aqueles que na Terra se dizem seus instrumentos, e o devem ser de fato […]
- Luiz Alves Thomaz

Luiz Thomaz conheceu Luiz de Mattos no Centro Espírita de Augusto Messias de Burgos - Por Amélia Maria de Mattos Thomaz

clique para
ler este livro
A maneira como como Luiz Alves Thomaz, conheceu Luiz de Mattos, relatado por Antonio Cottas no Livro "Assim surgiu o Racionalismo Cristão", difere do que relatou a esposa de Luiz Alves Thomaz, a Senhora Amélia Maria de Mattos Thomaz, no Livro: "Como e por que se tornou racionalista?", de Bernardo Scheinkman, publicado em 1934 e reeditado para a internet em 2004, mas em ambos relatos confirmam o encontro com Luiz de Mattos no Centro Espírita de Augusto Messias de Burgos.

... Tendo liquidado a casa comercial Thomaz, Irmão & Cia, em princípios de 1909, encontrava-se bastante desanimado e abatido moralmente, pois tinha grande dedicação e zelo por essa firma. Para distrair-se um pouco, ia todas as tardes, após o jantar, para a casa de um seu amigo íntimo, Manoel João Alves.

Em uma tarde de setembro de 1909, chegando à casa desse amigo, por ele não pôde ser atendido. Luiz Thomaz perguntou-lhe qual o motivo porque não podiam palestrar naquele dia, dizendo-lhe o seu amigo:

Vou a uma sessão espírita, (na casa de Augusto Messias de Burgos) onde estou tratando minha mulher, pois os médicos nada têm conseguido, e com o tratamento espírita já vai bem melhor da paralisia”. Luiz Thomaz quis acompanhar o seu amigo, indo à sessão referida.

Lá encontrou (na casa de Augusto Messias de Burgos) o Comendador Luiz de Mattos, pessoa que até essa data não lhe era simpática. Assistiu à sessão achando muita graça no que diziam os espíritos e compreendendo pouco do que se passava: só tinha vontade de rir-se.


Voltando no dia seguinte, foi-lhe perguntado se queria receita. Luiz Alves Thomaz, que não andava muito bem de saúde, respondeu pela afirmativa.

Por um dos guias, o Dr. Custódio Duarte, foi diagnosticado o que ele tinha, bem como dada a competente medicação. Não lhe foi difícil verificar que estava certo o diagnóstico, não só pelo que sentia, como também pelo que lhe havia sido dito por vários médicos.


Este fato levou-o a raciocinar, tirando a conclusão de que a vida fora da matéria existe, pois, desconhecido como era do instrumento, não podia este, por si só, adivinhar os seus sofrimentos físicos.

Daí por diante, outros fenômenos se passaram com a sua pessoa, que o levaram à convicção da existência da vida espiritual.

Luiz Thomaz conheceu Luiz de Mattos no Centro Espírita de Augusto Messias de Burgos

Por Amélia Maria de Mattos Thomaz

Fonte:
Entrevista completa com a Senhora Amélia Maria de Mattos Thomaz (página 31)
Por Bernardo Scheinkman


CONVITE

Casa-Chefe Rio de Janeiro
A todos aqueles que por algum motivo sofrem com as decepções e reveses da vida, ou aqueles que vivem num momento de bonança, aceitem nosso convite para se conhecerem e estudar os princípios espiritualistas do Racionalismo Cristão!

Nós estudiosos da Doutrina Racionalista Cristã, fundada pelos humanistas, Senhores Luiz José de Mattos e Luiz Alves Thomaz, convidamos todos a assistirem as reuniões espiritualistas e conhecer os benefícios da corrente fluídica em uma de nossas Casas mais próximas, que acontecem às 2as, 4as, e 6as feiras, das 20,00 às 21,00 horas e as portas ficam abertas das 19,20 às 20,07 horas. A entrada é franca e todos são bem-vindos!

Visite nossa Casa Ilha de São Miguel

a entrada é franca e, todos são bem-vindos!
Travessa de São João 11 - Lagoa 
Ilha de São Miguel - Açores - Portugal

Conheça: Burgospedia - Comunidade Burgalesa


Poderá gostar de conhecer:
► Casas Racionalistas Cristãs espalhadas pelo mundo