[…] Nossa Filosofia Espiritualista, filha das Forças Superiores, sua joia predileta, que a nós foi confiada para sua divulgação na Terra, deve ser divulgada, deve ser explanada, deve ser respeitada e obedecida por aqueles que na Terra se dizem seus instrumentos, e o devem ser de fato […]
- Luiz Alves Thomaz

O estudioso do Racionalismo Cristão não é um religioso - Por Luiz Alves Thomaz

É uma Doutrina filosófica porque ensina a filosofia da vida, a verdadeira vida, que é a vida espiritual. Através dos seus ensinamentos, muitas criaturas se esclareceram e também já esclareceram outros, que foram dando exemplos de moral e de dignidade a toda prova.
O Racionalismo Cristão não é uma religião, é uma Doutrina de princípios e de moral, é uma Doutrina filosófica porque ensina a filosofia da vida, a verdadeira vida, que é a vida espiritual. Através dos seus ensinamentos, muitas criaturas se esclareceram e também já esclareceram outros, que foram dando exemplos de moral e de dignidade a toda prova.

Caminha a humanidade ainda cega, por ignorar a Verdade espiritual, mas o que fazer? Muitas criaturas acreditam no milagre, pedem ajuda aos santos, aos espíritos, quando a força reside nelas mesmas. Vivem à procura de ajuda, vivem de muletas, e, assim, vão-se atrasando espiritualmente.

As Casas Racionalistas Cristãs são escolas, e a criatura vindo a elas, vem para aprender a viver, porque viver não é tão difícil como pensam. Há criaturas que complicam suas próprias existências, porque não querem dar trato ao raciocínio, não sabem o que é o pensamento, mas, pouco a pouco, ouvindo as explanações, lendo as obras racionalistas cristãs, naturalmente, vão-se despojando das dívidas, dos erros que porventura existam em suas vidas. 
Grande Foco! Vida do Universo! Aqui estamos a irradiar pensamentos às Forças Superiores para que a luz se faça em nosso espírito, e tenhamos consciência dos nossos erros a fim de evita-los e nos fortalecer para praticar o bem.

Então, isso não é difícil. É apenas necessário o esforço próprio, porque só trabalhando pela espiritualidade, sabendo separar o joio do trigo, conhecendo-se como Força e Matéria, as criaturas abrirão os olhos do espírito e caminharão acertadamente na vida. Saberão cumprir seus deveres, terão disciplina, horas para tudo e não perderão tempo ou até a encarnação.

Como dizemos, é preciso ter força de vontade, pôr os atributos espirituais em ação, fazer justiça, e usar de ponderação em todas as provas que aparecerem nas suas vidas.

Os reveses estão aí; não é por isso que vão choramingar, eles têm que existir, porque, aqui, neste plano físico, não é realmente para se passar em brancas nuvens. É para ter-se um pouquinho de sofrimento, porque o sofrimento ajuda a evoluir, ajuda o espírito a fortificar-se. Sendo assim, o que sempre aconselhamos é que lutem por si mesmos, auxiliem os seus semelhantes quando sentirem que precisam de uma palavra amiga.

Todo aquele que precise indicar o caminho de uma Casa Racionalista Cristã a uma pessoa que esteja sofrendo, somente indique o endereço e nada mais. Se a criatura tiver realmente força de vontade para deixar de sofrer e para se esclarecer, aqui virá e as portas estarão abertas para todos aqueles que querem vencer na vida e não serem vencidos. 

Por hoje é o que tenho a lhes dizer. A irradiação do Astral Superior estará sempre com aqueles que procuram se religar às Forças Superiores, fazendo a limpeza psíquica nos lares e nas horas certas, quando puderem; quando não, façam-na de acordo com a disponibilidade, mas não deixem de fazê-la.


O QUE É O RACIONALISMO CRISTÃO?

Por Luiz Alves Thomaz

Fonte: Livro Retrospectiva Doutrinária

Poderá gostar de conhecer: